Quando começou a quarentena eu tava falando relativamente empolgada pra minhas alunas e clientes sobre a clara oportunidade de cortar gastos nesse período.

Pra mim tava muito claro mesmo: vamos sair menos de casa, nossas despesas com lazer, transporte e caipirinhas vão pro chão…

Mais dinheiro sobrando no orçamento poderia ser sinônimo de:

  • aumentar a reserva;
  • começar uma reserva;
  • se preparar para possíveis reduções de renda;
  • maior possibilidade de fazer doações a pessoas mais afetadas pelo covid-19…

Mas a real é que passou um mês e muita gente não viu um impacto relevante nas contas.

Aconteceu com você???

Fiquei pensando nos principais motivos pra isso ter acontecido com tanta gente.

Reduzir os gastos não é um negócio muito trivial. Pra rolar, a gente precisa executar algumas ações, tomar algumas providências… se você ficar no piloto automático, simplesmente, NÃO VAI ACONTECER.

Decidi te mandar um compilado de possíveis motivos e algumas dicas pelos quais talvez você não esteja cortando gastos nos últimos tempos. Se algum deles ressoar por aí, bom sinal: vc já sabe que é o ponto onde precisa começar a trabalhar!

1) VC NÃO TEM CONTROLE DE GASTOS

E nenhuma ferramenta que te ajude a acompanhar os variáveis ao longo do mês e nem projetar os tetos de gastos do mês que vai entrar. Como cortar gastos se não temos controle nenhum sobre eles?
Planilha semanal + acompanhar o valor da fatura pelo aplicativo do cartão são meu combo favorito pra resolver isso!

2) VOCÊ TEM MUITAS PARCELAS

Então seu orçamento continua comprometido com as consequências de uma decisão de compra feita lá atrás. É preciso tomar a decisão agora de não parcelar mais e ter paciência de esperar as antigas acabarem. Seguindo essa receita, em algum momento vc terá todo seu salário livre de volta. E você terá 100% de autonomia pra cortar gastos na hora que você sentir que é necessário – e essa medida surtir efeito imediatamente.

3) OS GASTOS COM SUPERMERCADO SUBIRAM MUITO!

Aqui em casa também aconteceu, então eu te entendo, miga! A redução da despesa com lazer e alimentação fora de casa pela quarentena “deveriam” mais do que compensar – afinal, comprar a comida pra cozinhar as refeições deveria tornar esse rolê mais barato. Estabelecer um teto para esse gasto (que realmente é um dos maiores em todas as famílias!!) e ser um pouquinho firme no cumprimento desse teto pode fazer muita diferença pra vc conseguir ter dinheiro guardado e investido no longo prazo!

4) VOCÊ TÁ COMPENSANDO EMOÇÕES EM COMPRAS / COMIDA / IMPULSO

Embora seja um padrão bastante comum, o ideal é a gente buscar entender a raiz do problema. Será que você precisa de ajuda de um profissional de saúde para tratar alguma ansiedade/depressão? Ou terapias alternativas, como uma meditação, terapia ou coaching já podem te ajudar? Será que é apenas uma questão comportamental, de hábitos? Nesse caso, meu conselho é estudar sobre investimentos e mentalidade financeira. Vc vai assimilar os benefícios de começar a investir mesmo com pouquinho dinheiro e como ele pode se multiplicar e te ajudar a realizar seus sonhos.

5) SEU ESTILO DE VIDA TÁ DESCONECTADO DE SUA CONDIÇÃO DE RENDA ATUAL.

Essa aqui é mais pesada… pq envolve as escolhas q vc foi fazendo ao longo da vida e que impactam nos seus gastos fixos atuais. Descer um degrau do seu padrão é doloroso, mas talvez seja a única forma de você voltar a ter um respiro no orçamento. Regra de bolso: se não sobra nada nunca do seu salário, tem 90% de chance de o seu padrão de vida estar muito mais caro do que deveria. É melhor abrir mão de algumas coisas agora, cortando gastos de maneira mais definitiva. Se sua renda aumentar futuramente, você pode retomar algumas coisas (mas garanta que essa sobra seja cada vez maior! Assim vc conquista a liberdade financeira mais rápido!)

6) VOCÊ NÃO TEVE CABEÇA E NEM ENERGIA PRA PENSAR NISSO! 

Sabe de uma coisa? Tudo bem! Essa quarentena tem sido pesada pra MUITA gente. Tem mulher precisando ficar em casa com marido abusivo. Aquelas que já sofrem de algum transtorno emocional estão à flor da pele. Há quem esteja precisando trabalhar home office com os filhos em casa demandando o tempo todo. Se vc não teve nem cabeça, nem energia pra fazer suas contas, não se culpe! E lembre que um mínimo de acompanhamento pode evitar que um problema financeiro pequeno vire uma bola de neve lá na frente. Então, se conseguir separar 30 segundos a cada 2 dias pra ver o status do seu cartão de crédito ou 5 minutinhos pra atualizar sua planilha num final de semana, você já pode garantir um futuro mais tranquilo!

Me avisa se alguma dessas dicas foi útil pra você ou se seu “auto-diagnóstico” foi outro? Vou adorar saber!

*RECADO*
Na próxima segunda, dia 11 de maio é a data da minha próxima mentoria ao vivo com as alunas do ENDIVIDADAS. Nesse encontro mensal eu converso com todas as alunas para fazer o estudo de caso delas, dar orientações personalizadas e tirar dúvidas a respeito dos próximos passos que podem dar em suas estratégias de quitação total das dívidas. Se você tem dívidas e gostaria de se ver livre delas mais rapidamente, hoje seria dia perfeito pra vc se matricular, se ambientar, e já participar da mentoria daqui 1 semana! Basta vir por aqui.

Um beijo e se cuide!
Evelin

Evelin Bonfim
Evelin Bonfim
@evelin_bonfim
compartilhe:
Outras postagens

Agora você faz parte da nossa lista :) Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail.

Verifique o seu e-mail para baixar a planilha. Caso não encontre a mensagem na caixa principal, não deixe de checar o SPAM.

Verifique o seu e-mail para baixar a planilha. Caso não encontre a mensagem na caixa principal, não deixe de checar o SPAM.

Cadastro realizado com sucesso

você será avisada assim que abrirmos uma nova turma :)

você será avisada assim que abrirmos uma nova turma :)

Preencha seus dados abaixo:

Verifique o seu e-mail para baixar o arquivo. Caso não encontre a mensagem na caixa principal, não deixe de checar o SPAM.